17.7.09

Comentário_4.2

Olá colegas,
queria deixar aqui uma nota final sobre a importância do que temos estado aqui a fazer. No fundo, em todos os trabalhos de grupo foram encontradas marcas identitárias da adolescência nos sites de redes sociais analisados. Mas uma vertente que também foi aflorada nos trabalhos foi a das causas da expressão dos jovens nos sites sociais.Uma barreira que creio foi ultrapassada por nós foi a referida por Stern (2008): "pelo menos uma parte da desorientação sobre a expressão online dos jovens deriva do facto de ser dada uma atenção pública desproporcionada ao que os adolescentes revelam e produzem online, como palavras, textos, imagens e sons que podem ser observados no ecran. No entanto, é dada pouca atenção à compreensão das causas que levam os jovens a expressarem-se desta forma ou de como as suas experiências criativas têm significado para eles."Stern revela inclusivamente que "muitas das críticas 'sábias' ('scholarly') da expressão dos jovens nestes sites têm sido baseadas nas impressões e análises dos adultos sobre os sites e os textos que aí observam". "(...) inevitavelmente perdemos uma componente essencial quando permitimos que a nossa compreensão da produção cultural (no sentido lato do termo) dos jovens seja construída apenas" a partir do ponto de vista dos nossos valores standards de avaliação.Assim, seria interessante a reflexão sobre porque muitos jovens do sexo masculino utilizam algumas vezes linguagem mais agressiva, ou frases do tipo "eu sou assim, quem não gostar que...", exprimindo opiniões de indiferença sobre a opinião dos outros, mas permanecendo na rede, e aceitando e/ou procurando amigos. É interessante concluir que o facto de os sites (perfis ou fotos) serem muito comentados está relacionado com a aceitação social e reflecte preocupações com autenticidade (como refere Stern) e com a necessidade de se saber que os sentimentos, opiniões ou emoções são compreendidos e partilhados.
[] Paulo
Paulo Azevedo - Domingo, 14 Junho 2009, 18:02

Sem comentários:

Enviar um comentário

Media Digitais e Socialização

Este blog pretende reflectir o que foi o meu percurso na UC de Médias Digitais e Socialização (UAbMCEM 2009) , da responsabilidade das Docentes Lúcia Amante e Maria João Silva.
Uma etapa da grande aventura MCEM

Acerca de mim

A minha foto
Trabalha na Escola de Aranguez (Professora do Grupo 520)Estudou Comunicação Educacional e Multimédia na Universidade Aberta(MCEM2009).

Seguidores

Pesquisar neste blogue