17.7.09

Reflexão_Nativos Digitais vs Imigrantes Digitais

Antes de iniciar esta reflexão achei que nada melhor que este filme para caracterizar um nativo digital de Prensky, bem como, para sistematizar as interrogações levantadas no fórum de debate dos trabalhos de Grupo.
Relativamente a esta actividade, eu como professora e mãe, vejo com alguma preocupação aquilo que se espera da Escola como instituição e dos pais como educadores e formadores para responder a esta nova realidade. Por um lado, as escolas e os professores perderam hegemonia de meio veiculador e transmissor de conhecimento e os pais, cada vez estão mais afastados desta meio onde se movimentam os seus filhos. Porém, como optimista que sou, acho que a Escola vai ser capaz de:
- Reconhecer as necessidades específicas destes estudantes;
- Integrar na aprendizagem as ferramentas tecnológicas que eles utilizam no seu dia a dia;
- Redesenhar novos ambientes de aprendizagem.
Aliás, veja-se que grande parte dos alunos deste mestrado são professores o que alguma coisa quer dizer...eu, pelo menos, vim procurar novas perspectivas e abrir horizontes que me ajudem a melhorar o meu desempenho profissional e com isso contribuir para a melhoria das aprendizagens dos meus alunos "digitais".
Quanto aos pais, não devem demitir-se da sua função de acompanhamento e de transmissão de valores éticos e de conduta moral, fundamentais na formação de qualquer jovem inserido em qualquer sociedade.
Quanto à escolha dos comentários do fórum, justifico-a por ambas reflectirem essas duas realidades, embora abordadas de distinta forma.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Media Digitais e Socialização

Este blog pretende reflectir o que foi o meu percurso na UC de Médias Digitais e Socialização (UAbMCEM 2009) , da responsabilidade das Docentes Lúcia Amante e Maria João Silva.
Uma etapa da grande aventura MCEM

Acerca de mim

A minha foto
Trabalha na Escola de Aranguez (Professora do Grupo 520)Estudou Comunicação Educacional e Multimédia na Universidade Aberta(MCEM2009).

Seguidores

Pesquisar neste blogue