Esta actividade, com o debate que proporcionou, veio contribuir para o meu esclarecimento sobre a forma como hoje são construídas as identidades sociais dos adolescentes. Construção essa que passa, fundamentalmente, pelo espaço virtual onde a maior parte dos adolescentes actualmente se movimenta.
A questão fundamental para mim, como facilmente se depreende das escolhas dos comentários seleccionados, prende-se com a "fuga" proporcionada pelo mundo virtual das dores e dos conflitos interiores que caracterizam essa etapa das nossas vidas. A busca de afirmação, de aceitação e de definição de escolhas que nos vão acompanhar como pessoas.
Neste mundo virtual quais serão as referências culturais, étnicas e sociais que contextualizam este processo de construção de identidade? A esse contexto, em minha opinião, deve juntar-se também o contexto real da escola, da família e de outras entidades sociais que de alguma forma sirvam também de referência nesse processo doloroso que é o da construção de um "eu" real.
A questão fundamental para mim, como facilmente se depreende das escolhas dos comentários seleccionados, prende-se com a "fuga" proporcionada pelo mundo virtual das dores e dos conflitos interiores que caracterizam essa etapa das nossas vidas. A busca de afirmação, de aceitação e de definição de escolhas que nos vão acompanhar como pessoas.
Neste mundo virtual quais serão as referências culturais, étnicas e sociais que contextualizam este processo de construção de identidade? A esse contexto, em minha opinião, deve juntar-se também o contexto real da escola, da família e de outras entidades sociais que de alguma forma sirvam também de referência nesse processo doloroso que é o da construção de um "eu" real.
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