17.7.09

Reflexão Final

Chegado ao final deste percurso não quero deixar de agradecer a todos os colegas que, de uma forma ou de outra, contribuiram activamente para o conhecimento que aqui foi sendo construído ao longo deste semestre e para o o ambiente muito agradável em que este decorreu.
Pessoalmente esta UC contribui profundamente para a minha formação, quer pessoal quer profissional, alargando os meus conhecimentos e obrigando-me a reflectir sobre a necessidade de as novas tecnologias, fazendo parte integrante da realidade dos nossos alunos, terem de passar a fazer parte integrante da nossa prática pedagógica, devidamente integradas e alicerçadas no conhecimento das suas potencialidades educativas e do uso informal que os nossos alunos delas fazem.
Assim, com a primeira actividade, fiquei a conhecer melhor a forma de pensar, de agir, de se relacionar e, de alguma maneira, de aprender dos nativos digitais de Prensky (2001).
Nos textos analisados na segunda actividade, reflectimos sobre a construção da identidade social na adolescência, caracterizada por uma construção eminentemente desenvolvida em ambiente virtual e por isso com características particulares de relacionamento, procura de aceitação e de forte interacção entre pares. As possibilidades deste mundo virtual em experenciar diversas identidades, escudadas no anonimato dos "nicknames" e/ou dos avatares leva mesmo alguns autores a referir o sec.XXI como o século do distúrbio de identidades (Ookita e Tokuda, 2001) dada a dificuldade em separar a identidade real da identidade assumida no espaço virtual.
Com as actividades sobre a construção da identidade social e a análise dos sites, reflectimos em torno da forma como as novas tecnologias proporcionam aos jovens espaços de partilha, de interacção e de construção e de que forma é que nelas podemos reconhecer marcas identitárias dessa construção.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Media Digitais e Socialização

Este blog pretende reflectir o que foi o meu percurso na UC de Médias Digitais e Socialização (UAbMCEM 2009) , da responsabilidade das Docentes Lúcia Amante e Maria João Silva.
Uma etapa da grande aventura MCEM

Acerca de mim

A minha foto
Trabalha na Escola de Aranguez (Professora do Grupo 520)Estudou Comunicação Educacional e Multimédia na Universidade Aberta(MCEM2009).

Seguidores

Pesquisar neste blogue